quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

em mil novecentos e setenta e quatro, houveram quatrocentos casos de primavera em 49 países com nomes de mulher. o curioso é que destes quarenta e nove países trinta e seis tinham o mesmo nome.

a jaqueline deixou de ir pra  escola porque furou o pé esquerdo depois de cair de uma altura que só se vendo pra acreditar, na semana seguinte choveu muito, todos os dias e as aulas foram suspensas, assim perdeu poucas aulas,  passou a chuva e ela  morreu

não lembrava que era hoje o aniversario do papai, tentei comprar pra ele uma gravata, mas ele disse: aneelise odeio os nós, aí a gente pára e pensa: será que sofia aguentou todos esses anos a grosseria de aneelise só porque era sua mãe?Porque será que mamãe tanto procura o que não existe mais dentro daquela caixa?tomara que o escorpião que ainda não consegui matar não faça  dela uma doente.ou uma morta

antes do acidente eu gostava de brincar ali, em cima do muro, dizia carmelita, que lá, a menina gostava de ficar pois encontrava respostas, tentava  fazer-se de equilibrista pois assim perdia poucos movimentos, na escola era boa em cálculos, nós colávamos de sofia nas provas de língua portuguesa, eu era boa em muitas outras coisas, mas ali era obrigada a ser inteligente, papai veio de um interior pequeno e de lá trouxe muita tristeza e força bruta, até uma certa idade não sabia ler e obrigava-me a estudar muito a gramática e ensinar-lhe  tudo, era meu trabalho, assim ele acreditava que sofia pudesse  facilitar seus pensamentos e leituras de processos no tribunal, literatura estrangeira pouco chegava em sua casa e era obrigada a ler muito de tudo em bom português, as difíceis matérias do jornal faziam parte de seu cotidiano, inclusive os obituários.

o pai de carmelita suicidou-se assim que soube que sua filha procurou um caminho que todas as meninas da rua, ou nunca souberam ou recusavam-se a  ir  para chegar até à escola, e era facil prever que num dia de chuva, quase no fim da penúltima primavera, quando todas as flores ja estavão morrendo e, ele sabendo de tudo, não ia aguentar tudo de novo e novo, eu sabia que papai teria um fim dolorido e que tudo doeria mais em mim do que nele, isso, por ele tanto dizer que, odiava, o nó, que a gente dá nos laços que ele procura fazer em nossas cabeças: eu corri pra casa da Raquel

por que meu nome? eu me chamo irene, e logo que cheguei aqui nessa rua mana, tudo estava virado, ainda haviam muitas flores em botão, estavamos naquele ano na quadragésima sexta vez que a primavera se inciava.                       ?O  inicio parecia ser sempre o problema, era desconfortavel estar novamente no inicio, pois a gente sabia que os dias teriam aquele clima, alegre, onde a gente se sente livre e saí por aí a brincar, sem saber que o perigo ta na nossas ventas, foi numa dessas que eu me perdi e fui parar naquele bairro, lembra irene?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário